Curiosidades

De Nicolau Maquiavel, Exercendo Poder sobre a vida dos homens: Repúblicas e Principados

Todos os Estados e Governos que em algum momento exerceram ou exercem poder sobre a vida dos homens foram e são considerados Repúblicas ou Principados. A forma de Governo na qual o Chefe de Estado é eleito pelo povo ou aqueles que o representam, é vista como República. Essa forma de governo é muito famosa nos dias atuais.

A República contradiz o Principado, onde nela o príncipe exerce poder sobre determinado território, sendo em sua maioria hereditário, ou nascente (que começa a ter existência). Em alguns momentos pode se consistir em “apêndice do estado hereditário”. Os Principados tem como essência em seu começo a dominação ou conquista, vivendo assim a jugo de seu Príncipe, devendo obediência ao mesmo. Para Maquiavel os principados são governados de 2 formas: ou por um príncipe cujos servos, sendo seus ministros, ajudam-no por consentimento a governar o reino, ou por um Príncipe que exerceu seu Principado de forma hereditária, assumindo assim essa condição.

“Qualquer outro homem que exerça poder de mando o fará na qualidade de ministro ou de oficial, mas a ele não se votará especial apreço”. – Cap IV. O Príncipe, MAQUIAVEL.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s