Curiosidades

3 Pessoas que já ganharam o Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz é um dos cinco Prêmios Nobel, e foi criado pelo sueco Alfred Nobel, concedido anualmente desde 1901, para aqueles que fizeram o melhor trabalho pela fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução de exércitos permanentes e pela realização e promoção de congressos de paz.

Bertha von Suttner 

Bertha Felicie Sophie von Suttner nasceu em Praga, no dia 9 de junho de 1843. No ano de 1891, ela ajudou a organizar o primeiro Congresso Internacional de Paz, em Viena. Além disso, fundou a “Sociedade Austríaca dos Amigos da Paz” e foi eleita vice-presidente do Escritório Internacional da Paz, durante o 3º Congresso Mundial da Paz, que foi realizado em Roma. Bertha sempre trabalhou em prol da paz mundial, em 1905 ela se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Madre Teresa de Calcutá

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu nasceu no dia 26 de agosto de 1910, na Escópia, ela ficou mundialmente conhecida como Madre Teresa de Calcutá. Aos 18 anos, ela começou a fazer votos no Instituto Beatíssima Virgem Maria (conhecido como Irmãs de Nossa Senhora do Loreto) na Irlanda. Em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Ceilão, Itália, antiga União Soviética e China. Em 1979, Madre Teresa se tornou a 78ª pessoa a receber o Prêmio Nobel da Paz por conta da sua luta contra a pobreza na Índia.

Nelson Mandela

Nascido no dia 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela era um dos treze filhos do chefe zulu, Nkosi Mphakanyiswa Gadla Mandela, com Nosekeni Fanny, terceira esposa do deu pai. Mandela foi advogado e sempre lutou pelos direitos dos negros, entre 1994 e 1999, ele foi presidente da África do Sul, sendo considerado como o mais importante líder da África Negra. Em 1993, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seu trabalho pelo fim do regime do apartheid e por estabelecer os princípios para uma nova África do Sul.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s