Curiosidades

Cidade de Kowloon: O Mais Denso Povoamento Humano já Feito

Kowloon foi uma das mais impressionantes criações da humanidade, concentrando a maior densidade populacional vista pelo homem, e conseguindo prosperar de forma autônoma por quase 40 anos, sem qualquer ajuda governamental. Diferentemente da maioria das grandes favelas, a Cidade das Sombras(Kowloon) se sobrepôs às ruínas de um antigo forte. Era uma terra sem lei, facções criminosas conhecidas por Tríades, promoviam negócios ilícitos. Os criminosos acolhiam médicos e dentistas sem registro, para atender a população local, e até financiavam esquemas para abastecer a cidade com água encanada e energia elétrica.

“Os residentes da favela tiveram sucesso ao criar o que arquitetos modernos, com todos os seus recursos e expertise, não conseguiram: uma megaestrutura orgânica, que respondia às constantes mudanças de seus usuários” – Jornalista Peter Popham em City of Darkness: Life in Kowloon Walled City.

Foto: Crédito/Greg Girard

“Não existiam assaltos, apesar dos criminosos usarem a cidade para se esconderem, todos se conheciam, então ninguém nunca tentava se machucar. Era um pouco como a vida nos vilarejos da China antigamente”. – Chan Pui Yin, proprietário de uma loja e residente da Cidade.

Foto: Crédito/Greg Girard

Em 1898, o domínio da Grã-Bretanha se estendeu e a China foi obrigada a ceder a ela os chamados “Novos Territórios” de Hong Kong, incluindo 235 ilhas vizinhas e Kowloon. A medida teve a aceitação de alguns, mas foi reprovada por uma maioria esmagadora, que foi despejada à força e obrigada a recomeçar sua vida do zero.

Kowloon na fase final – Greg Girard

FONTE: aventurasnahistoria.uol.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s