Curiosidades

4 Fatos Sobre Átila, O Huno

Átila, o Huno, foi um dos maiores conquistadores do mundo antigo, responsável por um Império que, saindo do Leste Europeu, acabou se espalhando por todos os lados do continente asiático. Sendo retratado como um brutal assassino,  foi uma pedra no sapato dos césares e modificou toda a geopolítica do Oriente.

– Educação privilegiada

Átila não era um bárbaro irracional. Nascido numa família poderosa do norte de Danúbio, ele era sobrinho de Octar e Rugila, que foram responsáveis pela construção do Império Huno. Assim, Átila recebeu instruções desde cedo, aprendendo arco, espada, hipismo, estratégia, diplomacia e, provavelmente, falava e lia os textos góticos e latinos.

– Derrota

A única campanha de Átila terminada em derrota ocorreu em 451, quando 200 mil hunos invadiram a Gália, comandada pelo general Flavius Aetius, enquanto ocupadores latinos formaram uma aliança com o rei Teodorico I, dos visigodos. A aliança romano-gótica possibilitou que a Batalha das Planícies Catalaunianas acabasse num dos mais sangrentos conflitos da antiguidade. Teodorico foi morto nessa guerra e, no ano seguinte, Átila invadiu a Itália.

– Paz com Roma

Quando os tios deixaram o poder, Átila e o irmão Blenda assumiram o controle do Império e, como primeira ação, eles fizeram um esforço no sentido de negociar a paz com o Império Romano do Oriente. O então Imperador Teodósio II garantiu um acordo onde pagaria 700 libras de ouro por ano em nome de uma paz entre hunos e latinos. Porém, em 441, Átila concluiu que os romanos não estavam fazendo a parte deles, liderando uma série de ataques contra cidades romanas. Com a pressão feita pelos exércitos hunos, Teodósio reiterou o tratado de az, aceitando que a promessa de pagar 2.100 libras de ouro a partir de então.

– Morte do irmão e O seu apelido

Após o fim das negociações com os romanos, os hunos retornaram à Planície Húngara e Átila desafiou o irmão, com quem governava em nome do poder absoluto sobre o Império. De acordo com o antigo historiador Prisco de Pânio, que fez o mais conhecido relato dos hunos, “Bleda, rei dos hunos, foi assassinado como resultado das tramas de seu irmão Átila”. Para os romanos, hunos eram bárbaros destrutivos liderados por um assassino que espalhava o caos. Por isso, Átila ficou conhecido em Roma como “O Flagelo de Deus”.

FONTE: aventurasnahistoria

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s